terça-feira, 26 de março de 2013

ALÉM DAS PALAVRAS



Um dos enfoques principais que a Educação deveria mobilizar é o "olhar além do que os livros querem dizer", ou seja, viver a realidade em que cada um vive. É necessário respeitar a singularidade do aluno, o aspecto social, e assim, incluir tal realidade no processo educacional.





Por: Larissa Gutierres


domingo, 24 de março de 2013

Educação nutricional


O Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas (UN Words Food Programme) estima que 115 milhões de crianças não frequentam a escola. E 97% destas crianças vivem em países em desenvolvimento.
Algumas famílias de baixa renda a alimentação nas creches e escolas pode significar a economia dentro de casa. E um ótimo motivo para mandar a criança para a escola.
São nos primeiros anos de vida que a alimentação é formada e esses são seguidos pelo resto da vida. É de conhecimento que uma boa alimentação previne doenças e melhora o rendimento da criança. 
O nutricionista assume o papel como educador nutricional. Ele estabelece praticas de alimentação saudável  em qualquer idade. Para que essa educação seja efetiva é necessário um planejamento, identificar os problemas e ver as determinadas causas.


A alimentação não deve ser imposta como algo restrito, que gere sacrifícios  Deve ser  algo planejado, conforme o que a criança goste. E principalmente levando os hábitos e costumes.


Não será fácil mudar os hábitos alimentares, mas também não é impossível. É um processo de muita cautela. Reeducar os hábitos de alimentação de uma criança deve ser encarado com erros, deslizes e principalmente acertos.


Essa educação pode acontecer também em casa. Os pais principalmente devem participar!

"Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana." -Albert Einstein

"Não há docência sem discência"

Não existe quem ensine se não existir quem aprenda. O educador quer ensinar para o aluno a ser auto critico e não exercer o seu pensamento pensado, ou seja considerado como um objeto. Ele seria o mediador, o aluno tem que aprender a pensar sozinho mas sempre com o auxilio do educador.
O aluno auto critico torna-se criador curioso, busca o conhecimento, não se acomoda as situações que lhe são impostas.

"Professores ideias são aqueles que se transformam em pontes e que convidam os alunos a cruzá-la, depois de ter facilitado sua passagem, com alegria e colapso, incentivando-os a criar pontes a partir de duas próprias atitudes." - Nikos Kazantzakis

Educação para Paulo Freire


Paulo Reglus Neves Freire educador, filósofo brasileiro. Patrono da Educação Brasileira.
È considerado um dos pensadores mais notáveis da Pedagogia Mundial. Influenciando o movimento chamado Pedagogia Critica.


Segundo Paulo Freire é possível educar sem escola, mas não é possível educar sem bons educadores. Educador é aquele que aprende junto com o Aluno. Ele ensina ao aluno a ser autônomo dos seus conhecimentos e não a ser treinado somente com o que já foi ensinado. A ser auto critico. Para isso o educador precisa se auto avaliar do que esta ensinando para que com isso ele tenha bons resultados.
Ensinar e aprender esta no plural é uma troca de experiências.
Para Freire somos seres inconclusos, pois estamos em constante mudança e aprendizado. Somos inconformados por isso estamos buscando a cada dia um novo aprendizado.

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." -Paulo Freire

sábado, 16 de março de 2013

Filosofia e Ètica

CHALITA, Gabriel. Os Dez Mandamentos da Ètica. Rio de Janeiro.
Editora Nova Fronteira, 2003


 GRUPO 4 - Praticar as Virtudes – O que são virtudes? O que caracteriza as virtudes? Quais são os exemplos mais conhecidos de virtudes de virtudes? Que tipo de pessoas podemos considerar como virtuosas? Existe perfeição humana? Que tipo e perfeição os seres podem cultivar e praticar? O que é virtude profissional e institucional?

Bem Vindos!



Bem vindos ao nosso Blog.
Fiquem á vontade. Esperamos que gostem!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Os avanços tecnológicos

Estamos diante de um seculo novo, uma nova sociedade e uma busca inacabável de conhecimento. Com a chegada da tecnologia as pessoas tem acesso ao mundo inteiro. Culturas, tradições e com muita rapidez. Mas essa ferramenta ainda não é utilizada pelos educadores. Muitas dessas tecnologias estão trancadas nas salas das escolas e que muitas vezes as alunos não tem acesso. Os professores não conseguem fazer essa ligação, e muitas vezes eles não são preparados para isso. O que o "sistema" não entende é que os alunos evoluíram  os professores continuam os mesmos e as escolas ainda estão no séc  XIX . Educadores deveriam aproveitar esses avanços tecnológicos para mostrar um outro tipo de conhecimento. 



  Referencia da Imagem -  http://www.gaturro.com/

Como podemos perceber a figura ilustrada acima, a professora tenta chamar atenção dos alunos para a sua aula usando um método da tecnologia. De acordo com a figura é o único jeito de chamar atenção dos alunos.

È apenas um exemplo de como os professores, poderiam usar o seu conhecimento para melhorar o ensino em sala de aula.

"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos." -Eleonor Roosevelt